x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 413

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 28 julho 2015 | 14:54

Boa tarde a todos


Apenas um complemento à opinião de Maurício, à qual não me oponho.

Antes de decidir se o custo de algum bem será classificado como Imobilizado ou Despesa é necessário analisar a NBC - TG - 27 (R2) - Ativo Imobilizado, e ponderar se é um objeto em construção ou adquirido novo, ou se já é um bem instalado e em operação.

Em bens novos, o próprio custo e demais despesas conexas para colocá-lo em operação (impostos irrecuperáveis, fretes e escoltas, seguros, desembaraço, instalação, preparo do local, etc.) compõem o custo contábil do bem, e por outro lado, se for despesas com manutenção periódica (e que não prolonguem a vida útil do bem), será simplesmente qualificado como custo e despesa, conta cujo título usualmente utilizado é o de "Manutenção e Reparos".


Saudações

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Maurício T.

Maurício T.

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 28 julho 2015 | 15:28

Ricardo C. Gimenez,

Perfeita sua colocação! Acabei dando uma resposta sucinta para um questionamento sucinto.

Realmente, se a instalação dos pisos for uma substituição dos pisos anteriores então estes gastos devem ser reconhecidos na despesa. A menos que a parcela do piso anterior tenha sido baixada, o que acho muito difícil.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.